segunda-feira, 27 de abril de 2009

QUESTÕES da ESAF (parte 3)


Olá, assíduos deste nosso querido BLOG!

Sintam-se à vontade...

Espero que nossas explicações sejam úteis.

Vamos agora a mais análises?

Quaisquer dúvidas, enviem emails.

À prova!

ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE – ESAF/2008

1. Assinale a opção em que o trecho do Valor Econômico (15/01/2008 – com adaptações) apresenta erro gramatical.

a) Várias lições foram aprendidas com o apagão de 2001 e não há dúvida de que a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores que as de sete anos atrás.

b) Há pelo menos dois anos o abastecimento de gás natural deixou de ser confiável, e não será pela proximidade de escassez de energia que o problema mudará de natureza.

c) A questão da necessidade de medidas de economia de energia, sejam elas quais forem ― inclusive a que deveria ser item permanente de todos os governos, todos os anos: a racionalização do uso ―, passou a ser encarada pelo governo como um desafio.

d) O modelo energético atual privilegiou a garantia de fornecimento da energia e a modicidade tarifária para novos empreendimentos. Tem pontos fortes e fracos, como todos os modelos. Ele é estatista e centralizador, sem que, por isso, esteja condenado à ineficiência.

e) Ao contrário, a previsibilidade de todo o sistema é hoje maior, embora isto tampouco seja uma garantia de que as necessidades do futuro serão atendidas por medidas adequadas no presente. Se o planejamento for seguido à risca, a situação da oferta do gás tem condições de melhorar em 2008.


COMENTÁRIOS

Quanto a erros gramaticais, temos que ter, inevitavelmente, alguns conhecimentos acerca de CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA, CRASE e PONTUAÇÃO.
Se alguém indagasse: professor, dentre esses quatro assuntos, qual você acha que é mais comum? Responderia: CONCORDÂNCIA (verbo-nominal).

ITEM A

Várias lições foram aprendidas com o apagão de 2001 e não há dúvida de que a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores que as de sete anos atrás.

Aqui temos um erro de CONCORDÂNCIA, sim senhor, e de Coesão.

...a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores...

Ora, temos o verbo SER, no caso, flexionado “SÃO”. Logo, “O QUE SÃO MELHORES...?”

RESPOSTA: “SITUAÇÃO...” (núcleo do sujeito)

OUTRO ERRO:

...a situação em que o País se encontra para prevenir... é muit melhor que as de sete anos atrás...

A palavra destacada é um pronome que retoma que nome?
RESPOSTA: "situação"
Logo, deveria estar no SINGULAR.

CORREÇÃO:

...a SITUAÇÃO em que o País se encontra para prevenir... É muito MELHOR que A (pronome retomando "situação") de sete anos atrás...

2. O texto abaixo é adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical.

a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de máquinas agrícolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda ficaram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades.

b) A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que reúne também os fabricantes de máquinas agrícolas, acredita que, na próxima safra, a atividade no campo se manterá intensa, com aumento da área plantada e da produção de grãos.

c) Prevê que, neste ano, as vendas crescerão cerca de 15% em relação às de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a próxima safra justificam a previsão dos fabricantes.

d) Se ela se confirmar, as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004, o período de melhor desempenho do setor em toda a história, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado.

e) Os fabricantes de máquinas agrícolas confessam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a área de máquinas agrícolas, Milton Rego, “o que surpreendeu foi o vigor da recuperação”.


COMENTÁRIOS

Mais uma vez, na mesma prova, a ESAF cobrou atenção do candidato no que diz respeito a diversos conhecimentos gramaticais.

ITEM D

Se ela se confirmar, as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004, o período de melhor desempenho do setor em toda a história, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado.

1º ERRO: CONCORDÂNCIA

Temos aí o verbo CONFIRMAR. Se pensarmos sempre que toda análise em português se inicia com VERBO e SUJEITO, podemos sim ter melhores desempenhos nos concursos. Logo, houve um erro referente à CONCORDÂNCIA VERBAL, na primeira instância.

“O que vai se CONFIRMAR?”
RESPOSTA: ela. Certo...mas “ela” QUEM?! Ora, esse pronome se refere à palavra VENDAS. Então a concordância correta é:

Se ELAS não se CONFIRMAREM, AS VENDAS...



2º ERRO: EMPREGO DA VÍRGULA

...as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004...

As vírgulas empregadas nesse segmento são injustificadas. A primeira separa um verdadeiro processo de coordenação entre o verbo ALCANÇARÃO e “SUPERARAM”. E a segunda separa o verbo “SUPERARAM” de seu COMPLEMENTO (os níveis...).

CORREÇÃO:

...as vendas do setor alcançarão e provavelmente superaram os níveis de 2002 e 2004...

3º ERRO: FLEXÃO VERBAL

A flexão do verbo SUPERAR está incorreta no contexto. Se com o verbo ALCANÇAR temos a forma no FUTURO, sendo assim teremos também o SUPERAR nesse mesmo tempo.

CORREÇÃO:

...as vendas do setor ALCANÇARÃO e provavelmente SUPERARÃO os níveis de 2002 e 2004...


3. As opções trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contém erro de regência e/ou de concordância.

Como ninguém quer falar em aumento de impostos, todos se aferram à expressão mágica: reforma tributária. O tema evoca um país moderno, com distribuição mais justa dos valores arrecadados. (Krieger, Gustavo. “Agenda necessária e agenda possível”, Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Bonito na retórica. Quando o assunto chega à mesa de discussões, o clima muda. O governo federal não quer dividir seu caixa. Estados e Municípios sempre querem mais dinheiro.

b) É bonito até chegar à mesa de discussões. Aí ninguém quer perder. Ao contrário: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo.

c) Tudo vai bem até o assunto chegar à mesa de discussões. União, Estados e Municípios se digladiam para não perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo é ganhar mais.

d) Todos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates. Ninguém quer perder. Estados e Municípios buscam aumentar seu quinhão na nova divisão do dinheiro arrecadado.

e) Falar em reforma tributária é bonito. O xis da questão é botá-la no papel, quando os interesses da União, Estados e Municípios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um.


COMENTÁRIOS

Nessa questão agora, o enunciado é bem evidente quanto à cobrança do conteúdo:
erros relativos ou à CONCORDÂNCIA ou à REGÊNCIA.


ITEM D

Todos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates.

1º ERRO: REGÊNCIA VERBAL

O verbo SENTAR exige tanto a preposição EM quanto A. Isso, porém, resulta em diferença semântica, isto é, sentidos distintos. A oscilação entre uma e outra preposição referente a um mesmo verbo não é exclusividade do lexema em questão.
Temos, por exemplo, o verbo IR, que pode ser construído tanto com a preposição A como PARA, entretanto com mudanças de significado.

Exemplo:

1. Vamos a Curitiba. (a idéia da preposição sugere “momentaneidade”).

2. Vamos para Curitiba (já aqui a idéia incide em “estabilidade”).


No caso do verbo SENTAR, temos as possíveis construções com as devidas sugestões:

1. Sentamos à mesa. (estar próximo, adjacente)
2. Sentamos na mesa. (estar em cima)

Sendo assim, somente o contexto nos dirá que preposição é mais adequada para determinada situação.

Pelo ambiente em que se encontra o verbo SENTAR, a construção mais provável seria com a preposição A, pois é possível a inferência de que, como se trata de uma sessão, as pessoas, no geral, não se sentam “em cima” da mesa de reunião.

2º ERRO: CONCORDÂNCIA VERBAL

...quando se inicia os mais acalorados debates.

O verbo INICIAR tem quem como SUJEITO?
Se mudássemos a posição dos termos da frase, isto é, colocássemo-la (que palavra heim...hahaha) na ordem direta, teríamos:

...quando os mais acalorados debates se INICIA (?)

Aqui há, portanto, um erro de concordância verbal, pois o sujeito do verbo INICIAR-SE é OS MAIS ACALORADOS DEBATES, cujo núcleo está no plural (DEBATES).

CORREÇÃO:

...quando SE INICIAM os mais acalorados DEBATES (núcleo do sujeito).






Espero que todos tenham apreendido perfeitamente as explicações.

Dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios são sempre bem-vindos!

Por enquanto é só.

Prof. Hugo Magalhães

Um comentário:

  1. As suas explicações são ótimas, vão direto ao ponto sem rodeios. Eu, raramente, entendia as questões de português da ESAF, mas agora com as suas explicações está tudo bem mais fácil.

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir